janeiro 01, 2010

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO - Livro de Exercícios do UCEM

Um fundamento teórico, tal como o Texto provê é necessário como uma estrutura para fazer com que as lições deste livro de exercícios sejam significativas. Contudo, é a prática dos exercícios que fará com que a meta do curso seja possível. "Uma mente sem treino nada pode realizar".

O propósito deste livro de exercícios é o de treinar a tua mente para pensar segundo as linhas propostas pelo Texto. Os exercícios são muito simples. Não requerem muito tempo e não importa onde sejam feitos. Não necessitam de nenhuma preparação.

O período de treino é um ano. Os exercícios são numerados de 1 a 365.
Não empreendas fazer mais do que uma lição por dia.

O livro de exercícios é dividido em duas seções principais: a primeira lida com a remoção do modo como vês agora e a segunda com a aquisição da verdadeira percepção. Com exceção dos períodos de revisão, os exercícios de cada dia são planejados à volta de uma idéia central que é declarada desde início. Essa idéia é seguida de uma descrição dos procedimentos específicos segundo os quais a idéia do dia deve ser aplicada.

O propósito do livro de exercícios é o treinar a tua mente de forma sistemática para uma percepção diferente de todos e de tudo no mundo.

Os exercícios são planejados para te ajudar a generalizar as lições de modo a que compreendas que cada uma delas é igualmente aplicável a todos e a tudo o que vês.

A transferência do treino em verdadeira percepção não ocorre tal como em qualquer processo de treino no mundo. Se a verdadeira percepção tiver sido conseguida em conexão com qualquer pessoa, situação ou evento, podes ter como certa a transferência total, para todos e para tudo.

Por outro lado, uma exceção mantida à parte da percepção verdadeira faz com que as suas realizações sejam impossíveis em qualquer lugar.

Assim, as únicas regras gerais a serem observadas do início ao fim são: primeiro, que os exercícios sejam praticados com grande especificidade, conforme será indicado. Isso ajudar-te-á a generalizar as idéias envolvidas com cada situação em que te encontrares, assim como a todos e a tudo nela. Segundo, certifica-te de não decidir por conta própria que há algumas pessoas, situações ou coisas às quais as idéias são inaplicáveis. Isso interferirá com a transferência do treino. A própria natureza da percepção verdadeira é que ela não tem limites.

É o oposto do modo como vês agora. O objetivo geral dos exercícios é aumentar a tua capacidade de estender as idéias que estarás a praticar para incluir tudo. Isso não requererá nenhum esforço da tua parte. Os próprios exercícios reúnem em si as condições necessárias para esse tipo de transferência.

Poderá parecer-te difícil acreditar em algumas idéias que este livro de exercícios te apresenta; outras poderão parecer-te bastante surpreendentes. Isso não importa., simplesmente, te é pedido que as apliques tal como és dirigido a fazer. Não te é pedido para as julgares em absoluto. Só te é pedido que as uses.

É usando estas idéias que lhes encontrarás significado para e te aperceberás que são verdadeiras. Lembra-te apenas disto: não precisas acreditar nas idéias, não precisas aceitá-las nem sequer precisas de acolhê-las bem. A algumas delas podes resistir ativamente. Nada disso importará ou diminuirá a sua eficácia. Mas não te permitas fazer exceções ao aplicar as idéias contidas no livro de exercícios e usa-as, qualquer que sejam as tuas reações a elas.

Nada mais do que isso é requerido.