janeiro 01, 2010

LIÇÃO 6

Eu estou transtornada porque vejo algo que não existe.

Os exercícios com essa idéia são muito similares aos precedentes. Mais uma vez, para qualquer aplicação da idéia, é necessário citar tanto o nome da forma do transtorno (raiva, medo, preocupação, depressão...) quanto da fonte, tal como a percebes de modo bem específico. Por exemplo:

Eu estou com raiva de _____ porque vejo algo que não existe.
Eu estou preocupada com _____ porque vejo algo que não existe.

É útil aplicar a idéia de hoje a qualquer coisa que pareça transtornar-te e ela pode ser usada com proveito ao longo do dia para esse propósito. Todavia, os três ou quatro períodos de prática que são requeridos devem ser precedidos, como antes, de uma investigação da tua mente de cerca de um minuto, e a idéia deve ser aplicada a cada pensamento que te transtorne e que seja descoberto na investigação.

Mais uma vez, se resistes em aplicar a idéia a alguns pensamentos transtornadores mais do que a outros, lembra-te dos dois avisos colocados na lição anterior:

Não há pequenos transtornos. Todos eles são igualmente perturbadores para a paz da minha mente.
Eu não posso guardar essa forma de transtorno e abandonar as outras. Assim, para os propósitos destes exercícios, vou considerá-las todas como a mesma.